Quanto tempo demora para perder Kg por Kg?

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Quanto tempo demora para perder Kg por Kg?

Mensagem  Heraldo Costa em Qua Jun 27, 2012 9:32 am

Quanto tempo demora para perder Kg por Kg? Se você está ansioso(a) tentando racionalizar seu emagrecimento e ter uma meta clara em mente, sabendo exatamente quanto tempo levará para perder cada Kg, você precisa usar um pouquinho de matemática!



Em primeiro lugar, antes de responder essa pergunta, eu preciso fazer um alerta aos apressadinhos imediatistas de plantão!
Quem se preocupa em saber “quanto tempo vai levar para emagrecer”, geralmente tem uma personalidade imediatista, quer perder peso o mais rápido possível, mas na realidade, acaba não perdendo nada, NUNCA!
Por que isso? Bom, a resposta é óbvia! A psicologia nos explica que pessoas com personalidade imediatista valorizam mais o prazer do momento do os resultados de longo prazo, mesmo que isso signifique perda pessoal, como no caso da pessoa que cai em tentação, come o que não deveria e depois fica chorando as mágoas porque não perdeu peso nenhum.
Me responda o seguinte:
Há quanto tempo você já está tentando emagrecer? Alguns meses? Anos? Quantos anos?
Agora responda para si mesmo: Em todo esse tempo que você vem tentando emagrecer, o que você já poderia ter feito na vida?
Se você já está tentando perder peso há anos, sua resposta pode ir desde fazer uma (ou outra) faculdade até escrever um livro, ter um filho, etc. Mas o que importa isso?
Importa para que você adquira noção do tempo! Nesse mesmo tempo que você já poderia ter feito tanta coisa, você também já poderia ter perdido peso!
E você teria realmente já perdido todo o peso (e nunca mais ganhado de volta) se não fosse uma pessoa imediatista!
O fato de você querer saber quanto tempo leva para emagrecer já mostra que você quer tudo pra ontem, mas o problema é que essa pressa toda só atrapalha e você acaba não conseguindo nada, nem ontem, nem hoje, nem amanhã!

Bom, vamos então à nossa resposta:
Depois de refletir sobre seu próprio imediatismo, trate essa questão com o respeito que ela merece, não com um senso de pressa, do “quero emagrecer o mais rápido possível”!
A matemática é simples:
Para perder 1Kg você precisa eliminar 7.700 calorias. Você pode fazer isso através de dieta ou / e através de exercícios. Associando dieta e exercícios você obviamente perderá peso mais rápido, pois na matemática das calorias, você estará eliminando mais calorias por dia.
Para saber “quanto tempo” você vai levar para emagrecer, é só definir quantos Kg você quer perder, estabelecer um limite de calorias diário (os valores “classícos” são 1.200 calorias para mulheres e 2.000 para homens) e considerar o gasto ainda com exercícios se você for incorporar atividades em seu programa de emagrecimento. Lembre-se: a dieta é a parte mais importante. Você pode perder peso só com dieta, mas não pode perder peso só com exercícios. Os dois juntos é melhor, mas só exercícios não adianta nada, do ponto de vista do emagrecimento, é claro.
Então, se você é mulher e de acordo com sua idade, altura e peso atual, você precisa de 1.800 calorias diárias, sem exercícios, ao consumir 1.200 calorias por dia você eliminaria só com dieta 600 calorias por dia. Para chegar às 7.700 calorias, perdendo 1Kg, você levaria 13 dias!
As fórmulas para homem e para mulher são as seguintes:
Homem adulto: 66 + (13,7 x peso em quilos) + (5,0 x altura em centímetros) – (6,8 x idade em anos)
Mulher adulta: 655 + (9,6 x peso em quilos) + (1,8 x altura em centímetros) – (4,7 x idade em anos)
Agora multiplique o resultado final pela sua frequência de atividade diária, escolha uma das opções abaixo:
Sedentário – Pouco ou nenhum exercício diário
Use TMB x 1,2
Levemente Ativo – (Exercício leve/1 a 3 dias na semana)
Use TMB x 1,375
Moderadamente Ativo – (Exercício Moderado/ 3 a 5 dias na semana)
Use TMB x 1,55
Bastante Ativo – (Exercício Pesado/ 6 a 7 dias na semana)
Use TMB x 1,725
Muito Ativo – (Exercício Pesado todos os dias da semana ou com treinos 2 vezes ao dia)
Use TMB x 1,9
O resultado será a quantidade de calorias necessária para manter o peso atual. Se você preferir calcular os exercícios separadamente para considerar valores mais exatos, pule o último passo e some de 300 a 700 calorias ao valor da primeira parte, considerando somente o nível de atividade física em sua rotina normal sem considerar os exercícios propriamente ditos. Por exemplo, se você trabalha em pé o dia inteiro você normalmente gasta mais calorias do que uma pessoa que trabalha sentada num escritório o dia todo. Se seu trabalho envolve força física, trabalho braçal, você gasta ainda muito mais calorias só com essas atividades normais. O valor a ser somado é apenas estimado, pois não é possível saber exatamente quantas calorias você gasta com suas atividades diárias. Você deverá estimar com coerência esse valor. Se no decorrer do seu processo de emagrecimento você perceber que a matemática está errada, algo parece não estar certo, ajuste esses valores estimados, pois o erro provavelmente está aí.
Esse valor será apenas estimado. É difícil (alguns dizem que é completamente impossível) saber exatamente quantas calorias cada pessoa precisa diariamente para manter o peso atual, pois os fatores que influenciam o metabolismo são inúmeros e não temos acesso aos valores de muitos deles.
Muita gente ao passar quase 2 semanas sem perder 1 mísero Kg desiste achando que “não está funcionando”. Na realidade está sim, mas ao reduzir somente 500, 600 calorias diárias com dieta, o processo é lento mesmo!
Para acelererar a perda de peso, você pode inserir exercícios em sua programação, tomando o cuidado para não exagerar. Não pratique exercícios todo dia se você não está acostumado. Quatro a cinco vezes por semana está bom demais. Você irá emagrecer mais rápido e tratará seu corpo com o respeito que ele merece, sem exageros.
Uma atividade como elíptica, por exemplo, preferida entre as mulheres por ser suave nas juntas e ajudar a moldar os glúteos, pode gastar de 300 a 700 calorias em 1 hora, dependendo da velocidade e intensidade do exercício.
Em média, uma pessoa gasta 500 calorias por hora na elíptica. Somando então essas 500 calorias ao déficit de 600 calorias causado pela dieta, você tem 1100 calorias a menos para calcular em sua perda de peso – contando separadamente os dias em que você pratica exercícios e os dias em que só faz dieta. Isso faz com que o tempo para perder 1Kg seja reduzido para 8 a 10 dias. Como você pode ver, mesmo assim, perder peso demora!
Para perder peso mais rápido, você precisa ajustar esses valores a fim de eliminar mais calorias por dia – comer menos, sem baixar de 1.000 calorias e fazer mais exercícios a fim de queimar mais calorias. Daí é só considerar que 1 Kg de peso corporal equivale a 7.700 calorias e fazer as contas!
Se você está se esforçando e não está perdendo peso, olhe a sua dieta. É a dieta que faz toda a diferença e geralmente o maior erro é subestimar a quantidade calórica dos alimentos e não ter a menor ideia de quantas calorias está pondo na boca.

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.

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