SAIBA ONDE ENCONTRAR VITAMINA B, B1, B2, B3, B5, B6, B9 E VITAMINA B12

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SAIBA ONDE ENCONTRAR VITAMINA B, B1, B2, B3, B5, B6, B9 E VITAMINA B12

Mensagem  cupertino em Qua Jun 06, 2012 10:32 am

Vitamina B

Formadas pelo complexo B, vitaminas B1 (aneurina ou tiamina), B2 (riboflavina), PP (niacina ou nicotinamida), B6 (piridoxina, piridosol e piridoxamina) e B12 (cianocobalamina), pelos ácidos fólicos e pantotênico e pela biotina. De modo muito amplo em geral podemos dizer que essas vitaminas atuam em conjunto e que a deficiência de uma pode afetar a atividade das demais.


Vitamina B1 (Tiamina)


Esta vitamina é formada por uma pirimidina substituída, que está unida a tiazol combinado através de uma ponte metilênica. A tiamina é necessária na dieta de muitos vertebrados, e sua deficiência causa o berbéri (atrofia muscular) no homem e a polineurite nos pássaros. Nas células a tiamina aparece na forma de pirofosfato de tiamina ou tiamina-pirofosfato, substância que funciona como coenzima no fluxo do metabolismo dos carboidratos. a tiamina sozinha leva a descarboxilização não enzimática do piruvato, produzindo acetaldeído e CO2.

Em experimentos, em certos tecidos a tiamina pode ser retida com mais eficácia. Por exemplo em pombos, cuja dieta foi suprimida de tiamina, a descarboxilização do piruvato fica comprometida no cérebro, mas muito pouco no tecido muscular, indicando que a tiamida é retida com mais eficácia naquele tecido. Sua falta provoca perda de apetite, perda de peso, depressão, nervosismo, fraquesa muscular e disturbio cardiovascular.

Fontes:

Carne de porco, aves, fígado, gema de ovo, cereais integrais, nozes, lentilha, soja, levedo de cerveja.


Vitaminas B2 (Riboflavina)


Reconhecidos pela primeira vez como pigmentos amarelos encontradas em tecidos animais, ovos e leite, a riboflavina foi reconhecida como fator de crescimento necessário a muitos mamíferos. Esta vitamina derivada de isoaloxazine é sintetizada por todos os vegetais e por muitos microrganismos. Os animais superiores não a sintetizam, devendo obtê-las de fontes exógenas. A riboflavina atua como coenzima na oxidação de nucleotídeos da piridina reduzida.

A flavina-adenina-dinucleotídeos (FAD), bem como outros nucleotídeos flavínicos, atua como coenzimas na degradação oxidativa do piruvato, aminoácidos e dos ácidos graxos e também no processo de transporte de elétrons. Sua falta provoca acne, dermatite seborréica, lesões nas mucosas, principalmente nos lábios e narinas, fotofobia. Suas principais funções conserva os tecidos, os do globo ocular, cabelo, pele e boca, anticorpos, oxigenação das células, ajuda no desempenho do atleta.

Fontes:

Fígado, carne magra, gema, leite, queijo, levedo de cerveja, espinafre, beringela, abacate, nozes e integrais.


Vitamina B3 (Niacina ou PP)

A niacina (ácido nicotínico), como um componente das coenzimas I e II relacionadas a fermentação alcoólica do açúcar pelos extratos de levedo. O ácido nicotínico é um fator nutricional capaz de reduzir os sintomas da pelagra, no homem, e pela língua preta em cães. A niacina pode ser sintetizada por muitos animais e plantas, a síntese se dá a partir de precursores como o triptofano. Animais cuja dieta é pobre em triptofano apresentarão deficiência de niacina, se esta não for administrada a partir de fontes exógenas.

Como coenzima a niacina atua em diversas reações oxido-redução do tipo desidrogenases ligadas a piridina. A sua falta provoca câimbras nas pernas, depressão, enxaqueca, extremidades frias, má circulação, nervosismo, pressão alta, pelagra (inflamação da pele e demência), dermatite. Sua principal função, ajudar na circulação, glândulas supra renais, hormônios sexuais, metabolismo de carboidratos, sistema nervoso, artrite, tratamento do colesterol, auxilia no tratamento de esquizofrenia.

Fontes:

Ameixa-seca, arroz, aves, carne magra, cogumelo, damasco, farelos, feijão, frutas cítricas, integrais, nozes, peixe, verduras,levedo de ceveja.


Vitamina B5 (acido pantotenico, coenzima A)


Fator de crescimento que contém enxofre, esta vitamina, reconhecida como coenzima , é sintetizada por vegetais e microrganismo, mas não pelos animais que devem incluí-la em sua dieta. Como coenzima o ácido pantotênico faz o transporte dos grupamentos acila em muitas reações enzimáticas envolvidas na oxidação doa ácidos graxos, como a síntese de ácidos graxos a oxidação do piruvato e acetilações biológicas.

Sua falta provoca alergias, artrite, retardo no crescimento, envelhecimento precoce, estresse, hipoglicemia, queda de cabelo, pertubações digestiva, ulceras. Suas principais funções para quem tem tendência a convulsões, crescimento digestão, energia, anticorpos, nervos, pele, glândulas supra-renais, anti estresse.

Fontes:

Cogumelo, ervilha, feijão, fígado, germe de trigo, integrais, ovos, salmão, melado, levedo de cerveja.



Vitamina B6 (piridoxina)


As coenzimas da vitamina B6 participam de muitas e diferentes reações enzimáticas onde os aminoácidos ou aminogrupos são transformados ou transferidos, coma a transaminação (transferência de um grupamento amino de um aminoácido para o carbono a de um a-acetoácido. Sua falta provoca dermatite, inflamação da pele e mucosa, depressão, estresse, insônia, nervosismo. Suas principais funções permite a assimilação das proteínas e das gorduras, anticorpos, controle do diabete, equlíbrio dos níveis de Na e K, tpm, sintomas da menopausa.

Fontes:

Carne de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana, beterraba, repolho, farelo de trigo arroz, milho, gema de ovo, levedo de cerveja e peixe.



Vitamina B9 (acido folico)


Conhecido também como ácido pteroliglutâmico ou folacina, esta vitamina é encontrada em muitos vegetais, sendo um fator de crescimento muito importante pra os mamíferos. Sua deficiência provoca uma limitação do crescimento muito e vários tipos de anemia. É formado por uma pteridina substituída,um ácido p-aminobenzóico e um ácido glutâmico .Como coenzima o ácido fólico participa na transferência de grupos de um tipo de carbono utilizado na biossíntese de purinas da tiamina.

Sua falta provoca anemia, alteração na medula óssea, distúrbio intestinais, lesões nas mucosas, cabelos grisalhos, queda de cabelo, problemas menstruais. Suas principais funções, atua na formação dos glóbulos vermelhos, crescimento e reprodução, metabolismo de proteína, produção de HCL. Importante na gestação para formação do feto principalmente do tubo neural.


Fontes:

Carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana, melão, atum, cogumelos, nozes, ostras, salmão, levedo de cerveja.



Vitamina B12 (cobalamina)


A vitamina B12 é produzida exclusivamente por determinados microrganismos, ela é necessária ao homem em pequenas quantidades, sendo que a carência desta vitamina pode levar a anemia perniciosa. Esta doença deve ser compreendida como uma incapacidade do organismo em absorver esta proteína a partir do alimento. Esta incapacidade está relacionada à falta de uma glicoproteína do suco gástrico, denominado do fator intrínseco, que se liga a vitamina B12 e a transporta para as células intestinais.

Destas últimas ela é levada para os demais tecidos, através de outras proteínas denominada de transcobalaminas. A vitamina B12 é muito importante para a maturação e o desenvolvimento das hemácia, como coenzima ela participa de várias reações enzimáticas. Sua falta provoca anemia irratibilidade, distúrbios gástricos e perda de apetite. Suas principais funções, formação dos glóbulos vermelhos, síntese do ácido nucleico, favorece o apetite, combate ao câncer de pulmão, auxilia na memória para gestantes.

Fontes:

Fígado e rim de boi, ostra, ovo,peixe, aveia, algas marinhas, pólen, queijo e shoyu.


FONTE: nutricao.org
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