O Sono e a Musculação

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O Sono e a Musculação

Mensagem  cupertino em Dom Abr 10, 2011 10:02 am


Dormir pouco, demais ou mal não cria um ambiente muito favorável à
reparação do tecido muscular, isso tem impacto diretamente no
crescimento muscular. Assim como treino e alimentação, o sono e o
descanso possuem uma grande parcela de contribuição para seu sucesso.

Segundo estudos, o tempo ideal de sono varia entre 7 horas/dia, porém
não é regra, algumas pessoas se sentem bem com apenas 5, 6 ou 8 horas
de sono, então é fundamental antes de tudo conhecer seu corpo e saber o
que faz bem a você. Para nós praticantes de musculação, até um pouco de
tempo a mais de sono se faz necessário, mas é bom não exagerar, dormir
em excesso pode ser prejudicial.


Durante o sono temos a liberação de alguns hormônios ligados diretamente
ao anabolismo, qual destacamos a testosterona, hormonio do crescimento
(GH) e cortisol, cada qual com seu tempo de liberação e importância. Por
isto a necessidade de controlar bem seu sono, pouco é prejudicial e não
favorece o anabolismo e demais favorece ao catabolismo. Você verá
abaixo algumas dicas essenciais para melhorar seu sono, sua hipertrofia e
rendimento nas demais atividades do seu dia-a-dia.

13 dicas rápidas e definitivas para melhorar seu sono e conseqüentemente seu anabolismo:
1- Procure evitar fazer refeições pesadas ao aproximar-se do horário de dormir.
2- Evite tomar pela noite café, chás com cafeína, derivados da cola, álcool e estimulantes em geral.
3- Barulhos como TV, rádio, computador, aquário, relógio bem como iluminação excesso podem atrapalhar seu sono.
4- É difícil, mas procure se desligar dos problemas do dia-a-dia (trabalho, trânsito, família, etc.) ao deitar-se.
5- Procure fazer uma atividade relaxante antes de dormir, um bom banho pode ser ótimo.
6- Estabeleça um horário para dormir/acordar.
7- Não durma demais, pode lhe deixar sonolento durante o dia além de favorecer o catabolismo.
8- Não durma com fome, uma refeição leve a base de proteínas de lenta absorção antes de dormir pode ser boa.
9- Interromper o sono por qualquer motivo é péssimo, até mesmo para
comer. Evite ao máximo, porém se acordar ou perder o sono, uma refeição
ou suplementação leve a base de proteínas de lenta absorção pode ser boa
também.

10- Um breve cochilo de 20 ou 30 minutos após o almoço pode ser
revigorante, experimente. Muitos estudos já comprovam seus benefícios.

11- Algumas pessoas tem o péssimo hábito de dormir pouco durante a
semana, e tentar compensar no fim de semana dormindo bastante. Equilibre
seu tempo de sono durante a semana.

12- Certamente é bom e é natural curtir uma ‘baladinha’, ‘cervejinha’
ou ‘festinha’ aos sábados com os amigos para descontrair, nem Arnold é
de ferro. Não precisa ser neurótico e viver trancado em casa em prol do
anabolismo. Porém o agito em excesso pode atrapalhar seu sono não só de
domingo como do resto da semana. Saiba moderar. Festa todo dia então é
péssimo. Esteja certo que seu objetivo é ter um bom sono e crescer.

13- Tenha um bom ambiente, roupas leves e bom colchão para dormir,
siga essas dicas básicas e procure ao máximo não fazer o uso de
medicamentos para dormir, a longo prazo não são benéficos.


abraço e bons treinos!!!

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