SUPER SARADA – FIGURE PAULA MARTINELLI FALA SOBRE CETOSE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SUPER SARADA – FIGURE PAULA MARTINELLI FALA SOBRE CETOSE

Mensagem  cupertino em Seg Fev 06, 2012 4:02 pm

Eu venho competindo ha 4 anos, faço em media de 3 shows por ano e o tempo de preparação para cada show chega a 12 semanas, ou seja, eu passo quase o ano todo em dieta de High Protein e Low Carbs. E isso tem que ter alguma conseqüência para o nosso corpo.

Acredito que muitos dos nossos leitores também usam a dieta de high protein e low carbs para se preparar para uma competição ou para perder peso. Então acredito que esse artigo possa ser interessante para abrir mais nossas mentes e aprender mais sobre um assunto tão polemico no momento. Mesmo para aqueles que nunca fizeram essa dieta antes, eu recomendo a leitura como fonte de informação.

Vou explicar um pouco sobre o que É CETOSE.

A maioria das pessoas experimentam uma condição chamada Cetose, quando de repente, vão de uma dieta rica em carboidratos para uma dieta pobre em carboidratos. Isso ocorre quando as moléculas de cetona estão circulando no sangue em uma quantidade maior do que a anterior na fase de dieta alta em carboidratos.

O corpo experimenta uma nova condição, quando uma pessoa vai para a dieta pobre em carboidratos. Glicose, o combustível mais usado já não está disponível. O corpo reage por queda de produção de insulina no pâncreas e aumento do hormônio glucagon. O glucagon chama a reserva de gordura armazenada sob a forma de triglicerídeos para ser usado pelas células como fonte de energia nova.

No entanto, as células são lentas para reagir a esta nova fonte de combustível, e o indivíduo se sente com a energia fraca ou inexistente. A resistência à queima de ácidos graxos para energia pode variar muito entre os indivíduos. Algumas pessoas sentem essa fraqueza, mas outros tem a sensação de mais energia do que antes.

O fígado começa a catabolizar (dividir) os ácidos graxos extras quando eles não estão sendo utilizados pelas células, porém, o fígado não tem a enzima necessária para completar o catabolismo dos ácidos gordos.

Isso faz com que a descarga das moléculas de cetona entrem no sangue. O gosto estranho na boca e mau hálito suave mostra a presença destas cetonas. Outras células do corpo podem utilizar as cetonas para a energia. O cérebro pode utilizar cetonas contrariamente ao mito de que o cérebro precisa ser alimentado pela glicose somente, embora, algumas áreas do cérebro ainda necessitam de glicose, que o corpo faz a partir de aminoácidos ou gorduras.

O organismo começa a utilizar os ácidos graxos para a energia de forma mais eficiente depois de algumas semanas na dieta de baixo carboidrato. Isso significa que o corpo está se tornando um queimador de gordura mais eficiente.

Ou seja, para resumir o que seria Cetose de uma maneira mais fácil – Cetose é causada por uma dieta rica em proteína e pobre em carboidratos. O corpo normalmente queima glicose (carboidrato) para gerar energia, mas no caso de não ter uma dieta com carboidrato suficiente o corpo entra no processo de queima dos ácidos graxos (gorduras) para gerar energia.

PAULACETOSE2

Esse é o motivo que a dieta de high protein e low carbs nos ajuda a diminuir de peso e queimar muito mais gordura de forma mais rápida. Mas o ponto do meu alerta nessa matéria e que eu gostaria de dividir com os meus amigos atletas e leitores é que:

A Cetose pode não ser Saudável se seguida durante muito tempo sem intervalos.

As Cetoses pode também usar proteína como fonte de energia e ao invés de ganhar massa muscular você começa a perder, o corpo começa a queimar o tecido muscular pra gerar energia. Então quando for fazer uma dieta, qualquer uma que seja, procure se informar antes, e se possível peça a ajuda de um Profissional na area para lhe orientar em qual dieta é a mais indicada para você.

Um último ponto que eu gostaria de reforçar antes de eu terminar esse artigo:

Na verdade eu não acredito em dietas, eu acredito em reeducação alimentar. Tudo o que você for fazer na vida, se não manter, você perde.

Imagine que você trabalha tão duro na academia para ganhar músculos, e não mantêm o trabalho forte – você ira perder o que ganhou.

Se você aprender uma língua e não praticar – você vai esquecer o que aprendeu. Se você inicia um relacionamento com outra pessoa e não investir – você vai desgastar o relacionamento.

Assim como a dieta, se você seguir uma dieta, perder peso e depois voltar a se alimentar de maneira errada, você vai ganhar peso novamente. Por isso que digo:

Não acredito em dieta, e sim em Life Style (estilo de vida) e nas opções que você escolheu para sua vida. Ser saudável é um estilo de vida e para isso você terá que manter em sua vida toda disciplina alimentar – e você pode!

Se alimente de forma saudável, escolha alimentos naturais e de baixo teor de gordura e/ou açúcar, não coma alimentos processados, abuse das frutas, verduras e vegetais, tome muita água. Imagine que tudo o que você coloca dentro do seu corpo vai refletir do lado de fora. Sim, nos somos o que comemos.

fonte: musclemassablog

cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: