Mulheres Tem Maior Tendência A Lesionar Os Joelhos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mulheres Tem Maior Tendência A Lesionar Os Joelhos

Mensagem  cupertino em Qua Ago 24, 2011 8:59 pm

Mulheres têm mais propensão para lesionarem joelhos

Especialista do Hospital Albert Einstein alerta que mulheres precisam adotar medidas preventivas
À medida que mais e mais mulheres se dedicam à prática de esportes, aumenta também o número das atletas que vão parar na mesa de cirurgia para operar os joelhos. As lesões na articulação, especialmente o rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA), acontecem numa proporção muito superior à verificada nos homens. A explicação para esse fato é simples: há importantes diferenças biomecânicas nos corpos de mulheres e homens.

“O que muda é a geometria da construção dos joelhos em relação à bacia. Os homens têm os ombros mais largos e uma bacia mais estreita, com isso eles ficam com os membros alinhados de uma maneira diferente a das mulheres”, afirma o Dr. Dan Oizerovici, ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Oizerovici alerta que as mulheres atletas, os preparadores físicos, os professores de educação física e os personal trainers precisam ficar mais atentos a isso. “Todos precisam ter em mente que as mulheres se movem de maneira diferente que os homens e que, em situações de extremo esforço, na prática de um esporte, por exemplo, essa diferença pode favorecer a ocorrência de lesões no joelho. É preciso haver uma boa consciência sobre as formas de prevenção”, diz o especialista em artroscopia e cirurgia no joelho.

O LCA conecta o fêmur (osso da coxa) com a tíbia (osso da canela). Atletas são particularmente propensos a sofrer lesões no LCA porque esse ligamento pode se romper quando a pessoa muda de direção rapidamente, desacelera bruscamente de uma corrida, aterrissa de um salto ou faz movimentos de rotação no joelho. Uma ruptura do LCA freqüentemente resulta em instabilidade e muitas vezes obriga a uma cirurgia corretiva.

Comparadas aos homens, as mulheres têm uma bacia maior, uma musculatura menos desenvolvida, joelhos mais voltados para dentro e o LCA menor. Elas tendem a usar mais os músculos quadríceps (na parte da frente da coxa) do que os isquiotibiais (na parte de trás) e depois de um salto costumam cair mais sobre a sola do pé do que sobre os dedos e também numa posição em que os joelhos ficam próximos e os calcanhares, afastados. Tudo isso aumenta as chances de lesões no LCA.

As mulheres também têm uma maior frouxidão nos joelhos, o que agrava a possibilidade de um pulo ou movimento mais brusco resultar em uma visita ao médico. Alguns estudos indicam que há uma mudança na frouxidão dos ligamentos durante o ciclo menstrual e que as mulheres têm riscos maiores de lesões no LCA durante o período ovulatório. Uma pesquisa conduzida na McGill University, de Montreal (Canadá), com 127 mulheres atletas concluiu que as que usavam contraceptivos orais tinham uma menor frouxidão nos joelhos, o que diminuía as chances de sofrerem contusões nos ligamentos.

“A saída é fazer um aquecimento melhor, um trabalho de fortalecimento e equilíbrio muscular – balanceando as musculaturas extensoras e flexoras – e também um trabalho de neuropropriocepção, para aumentar a capacidade de equilíbrio, aquela ação inconsciente de, quando você dá um salto, flexionar o joelho, contrair um grupo muscular, alongar outro e se adaptar às irregularidades do solo”, afirma Oizerovici.

Recomendações para evitar lesões nos joelhos*:

- Alongue os músculos das pernas antes e depois dos exercícios.

- Para alongar os quadríceps, fique de pé junto a uma parede para ter apoio. Leve um dos pés até o bumbum e segure-o por cinco segundos. Repita cinco ou seis vezes e então faça o mesmo com o outro pé.

- Para alongar os isquiotibiais, sente-se no chão com um joelho dobrado e a outra perna esticada, com os dedos do pé voltados para cima. Incline-se para frente até sentir que o músculo alongou-se. Mantenha-se assim por cinco segundos. Faça de seis a dez vezes para cada perna.

- Fortaleça e equilibre os músculos das pernas com exercícios específicos (subir escadas ou pedalar, por exemplo).

- Não ultrapasse os limites do corpo, avance sempre gradualmente na carga de esforços.

- Mantenha um peso proporcional à sua altura. A obesidade acarreta maior pressão sobre os joelhos.

- Use tênis que sejam adequados à prática esportiva.

- Exercícios de propriocepção (saltar, correr em zigue-zague, saltar em uma perna só) e de equilíbrio para melhorar a performance durante as atividades esportivas.

* Fonte: Dr. Dan Oizerovici – ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein, especialista em cirurgia do joelho e Artroscopia. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Brasileira de Artroscopia.

___________________________________________________
SEJA GRANDE, SEJA FORTE, SEJA BIGMONSTRO Twisted Evil



avatar
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 32
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum