Musculação - Overtraining, disformia muscular e vigorexia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Musculação - Overtraining, disformia muscular e vigorexia

Mensagem  cupertino em Qui Jul 28, 2011 9:40 pm


Até agora temos falado do lado bom da atividade física principalmente dos exercícios resistidos. Musculação.

Tudo o que é bom pode gerar um vício e nesse caso, as conseqüências do overtraining pode ir desde tendinites até problemas graves psíquicos como a vigorexia e a distrofia muscular.

Overtraining, como o próprio nome sugere, refere-se ao excesso de treinamento e às reações fisiológicas que avisam, por assim dizer, algo está errado, e são semelhantes ao estresse tais como: insônia, falta de apetite, irritabilidade, desinteresse sexual, fraqueza, cansaço constante, dificuldade de concentração entre outras. Pode até ser precedido de uma perda de massa muscular (catabolismo).

A disformia muscular está relacionada com uma patologia psíquica das pessoas excessivamente preocupadas com a aparência chamada de vigorexia semelhante a anorexia nervosa que é mais comum, as pessoas conhecem mais e já ouviram falar. Nesse segundo caso, trata-se das pessoas nunca satisfeitas com sua magreza e as vigoréxicas são as nunca satisfeitas com seus músculos na busca obsessiva da perfeição.

A Vigorexia, ou Síndrome de Adônis, é um transtorno emocional assim denominado pelo psiquiatra americano Harrison G. Pope da Faculdade de Medicina de Harvard, Massachusetts. Os estudos de Pope foram publicados na revista Psychosomatic Medicine com a observação de que cerca de um milhão de norte-americanos entre os nove milhões adeptos à musculação podem estar acometidos pela patologia emocional. As duas, norexia e vigorexia, são doenças ligadas ao narcisismo fora de controle.

Qualquer tipo de obsessão denota um desequilíbrio na vida. A pelo corpo não é diferente e a melhor forma de controlar isso é pela tomada de consciência do limite entre o prazer e o fanatismo. Tal como o remédio, "a dose faz o veneno". Exercício é bom mas cada um tem um limite de intensidade e volume na medida certa do prazer. Em alguns casos, como vimos, pode ser necessário a ajuda de um psicólogo ligado à Medicina Esportiva.



... E tem jeito? Tem.

Quando uma pessoa viciada em exercício ou mesmo um atleta de alto nível procura uma academia e ou profissionais de Educação Física com intenções de se tornar uma pessoa normal, pode ser o caso de se aplicar uma técnica, de certa forma pouco conhecida chamada de "Destreinamento". Trata-se de um treinamento inverso ao que estamos acostumados a prescrever que parte do ponto de onde a pessoa esteja acostumada a treinar (intensidades, volume e freqüência semanal etc.) e depois vem-se fazendo um programa lento, gradual e "regressivo" até o ponto considerado normal para a qualidade de vida. No caso, o corpo precisa se readaptar da mesma forma que se adaptou a um volume muito alto de exercício. Mas, é bom que se diga. Em primeiro lugar a pessoa deve estar disposta, consciente e querer se livrar do mal.

Outro caso onde também se aplica o destreinamento é dos atletas de alto rendimento que já tenham atingido seu máximo e conquistado todos os títulos. São abandonados à própria sorte e largam tudo de uma hora para outra engordando e muitas vezes tendo problemas decorrentes de um desequilíbrio metabólico e ou psicológicos. Muitos nem se interessam mais em fazer qualquer atividade física porque isso era uma obrigação e acabaram sendo vítimas da "Sindrome da Saturação Esportiva". Não querem nem ouvir falar em exercício físico. Portanto, mais uma vez vale o bom senso e a orientação profissional da atividade física.

___________________________________________________
SEJA GRANDE, SEJA FORTE, SEJA BIGMONSTRO Twisted Evil




cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 31
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Musculação - Overtraining, disformia muscular e vigorexia

Mensagem  Heraldo Costa em Sex Jul 29, 2011 9:24 am

muito bom cupertino....

___________________________________________________
CALCULE O SEU PERCENTUAL DE GORDURA, SEU IMC, SUA CIRCUFERENCIA NA CINTURA E CALCULE AS CALORIAS DOS SEUS ALIMENTOS, ENTRE OUTRAS COISAS MAIS AQUI:
http://bigmonstro.big-forum.net/t220-calcule-o-seu-imc-e-use-a-calculadoras-de-calorias-para-saber-quantas-calorias-vc-esta-consumindo-no-dia?highlight=calcule
CALCULE A SUA TBM(TAXA METABÓLICA BASAL) AQUI:
http://bigmonstro.big-forum.net/t503-calculando-as-calorias-gastas-diariamente-tm
calculadora de potencial genético maximo muscular e dalculadora de número de repetições maximas
http://bigmonstro.big-forum.net/t1179-calculadora-de-potencial-genetico-maximo-muscular#4057
Equipe Big Monstro...aqui, vc pode confiar!!! Laughing
CURTA A NOSSA PAGE
http://bigmonstro.big-forum.net/forum

Heraldo Costa
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1282
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Musculação - Overtraining, disformia muscular e vigorexia

Mensagem  Yellow Piss Squad [!] em Sex Jul 29, 2011 2:42 pm

BANG!
optima informação Very Happy

Cump's mano [ ]

Yellow Piss Squad [!]
ASSÍDUO
ASSÍDUO

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 25
Localização : Algarve, Tuga

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Musculação - Overtraining, disformia muscular e vigorexia

Mensagem  vctor em Dom Jul 31, 2011 3:42 pm

Muito boa !
abrazz

vctor
ASSÍDUO
ASSÍDUO

Mensagens : 90
Data de inscrição : 07/04/2011
Localização : Cochabamba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Musculação - Overtraining, disformia muscular e vigorexia

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:04 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum