Torcicolo - Dor no pescoço

 :: TREINAMENTO :: LESÕES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Torcicolo - Dor no pescoço

Mensagem  cupertino em Sex Jun 10, 2011 9:20 pm

O que é torcicolo?

O torcicolo é um distúrbio no pescoço no qual a cabeça é inclinada para um lado e o queixo elevado e virado para o lado contrário. O torcicolo pode causar dor intensa, localizada no pescoço ou que se irradia para a musculatura da região dorsal. Torcicolo pode ser congênito ou adquirido.

Torcicolo em crianças

Torcicolo muscular congênito


Ainda não está clara a causa do torcicolo muscular congênito. Considera-se que trauma no nascimento ou mal posicionamento intrauterino possa causar danos ao músculo esternocleidomastóideo no pescoço. Isso resulta em diminuição ou contração excessiva do músculo esternocleidomastóideo no pescoço, geralmente limitando a amplitude de movimentos tanto de rotação quanto laterais. A cabeça geralmente fica inclinada na direção do músculo afetado e girada na posição contrária.



A incidência registrada de bebês que nascem com torcicolo muscular congênito é de 0,3% a 2%. Algumas vezes pode ser notada um massa (tumor esternocleidomastóideo), que aparece com 2 a 4 semanas de idade. Esse tumor geralmente desaparece gradualmente, entre 5 e 8 meses de vida, mas algumas vezes o músculo fica com fibrose.

O torcicolo muscular congênito é tratado com fisioterapia fazendo-se alongamento para corrigir a rigidez e exercícios de fortalecimento para melhorar o equilíbrio muscular. Um colar cervical no pescoço é algumas vezes usado. Entre 5-10% dos pacientes precisam passar por cirurgia. Em geral, se o torcicolo muscular congênito não for corrigido, pode-se desenvolver assimetria facial. A posição da cabeça deve ser corrigida antes da idade adulta, até uns 18 anos, sendo que os melhores resultados do tratamento ocorrem em crianças mais novas.

Torcicolo adquirido

O torcicolo adquirido ocorrer devido a outro problema em crianças geralmente previamente normais.

* Trauma no pescoço pode causar subluxação atlanto-axial, na qual as 2 vértebras mais próximas do crânio deslizam rasgando os ligamentos estabilizadores. Essa condição é tratada com tração para reduzir a subluxação, seguida por suporte ao pescoço até que a lesão nos ligamentos sare.

* Tumor na base do crânio pode comprimir o suprimento nervoso ao pescoço e causar torcicolo. Esse problema deve ser tratado cirurgicamente.

* Infecções na faringe posterior podem irritar os nervos que suprem os músculos do pescoço e causar torcicolo. Essas infecções podem se tratadas com antibióticos. Se a infecção for muito grave pode requerer cirurgia.

* Infecções no ouvido e remoção cirurgia dos adenóides podem causar uma subluxação das articulações cervicais superiores. Isso pode ser tratado com manipulação do pescoço ou cirurgia.

* Há várias outras causas mais raras para o torcicolo.



Avaliação de crianças com torcicolo


A avaliação de crianças com torcicolo começa com a tomada do seu histórico médico para determinar as circunstâncias do nascimento e qualquer possibilidade de trauma ou sintomas associados. O exame físico revela a diminuição da rotação e inclinação para o lado oposto do músculo afetado. A avaliação deve incluir um exame neurológico meticuloso e deve ser examinada a possibilidade de condições associadas, como displasia do quadril. Radiografia da espinha cervical deve ser feita para eliminar algumas anomalias ósseas. Uma ressonância magnética pode ser considerada caso haja preocupação com problemas estruturais ou outras condições. Avaliação por um oftalmologista deve ser considerada em crianças.

Torcicolo e dor no pescoço em adultos

Torcicolos também podem ocorrer em adultos por várias razões, como lesão no pescoço ou simplesmente dormir numa posição ruim. Adultos com torcicolo podem sentir depois de acordar muita dor no pescoço ao movê-lo e dificuldade de erguer a cabeça. O médico geralmente receita antiinflamatório, porém a dor no pescoço leva tempo para ir embora. Assim que a intensidade da dor no pescoço começar a diminuir, a cabeça deve voltar a restaurar a amplitude total de movimentos.

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Torticollis"




___________________________________________________
SEJA GRANDE, SEJA FORTE, SEJA BIGMONSTRO Twisted Evil



avatar
cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 32
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 :: TREINAMENTO :: LESÕES

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum