GRUPOS ALIMENTARES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GRUPOS ALIMENTARES

Mensagem  cupertino em Dom Abr 24, 2011 10:34 pm

Carboidratos e gorduras: os alimentos energéticos


Basicamente, os alimentos que fornecem energia ao organismo são aqueles que contêm carboidratos e gorduras. Veja onde encontrar esses nutrientes em maior quantidade:

Carboidratos
Esses alimentos fornecem energia ao organismo porque quando digeridos, produzem a glicose (energia), que desempenha todas as funções orgânicas, desde a atividade das células, passando pelo funcionamento dos órgãos, até o trabalho muscular.

Onde encontrar:
- Alimentos que contém açúcar (refinado e mascavo, mel, etc.)
- Cereais (arroz, trigo, centeio, cevada, milho, feijão, aveia)
- Pães e farináceos em geral
- Tubérculos (batata e mandioca, por exemplo).
- Verduras e frutas




Gorduras
Além de serem fontes de energia para o organismo "queimar", as gorduras respondem por outras funções importantes no organismo: formar a gordura do corpo (que protege os órgãos, músculos, nervos e ossos contra traumas e mantém a temperatura do corpo); transportar vitaminas através do sangue; formar o colesterol que é fundamental para a produção de hormônios.
Apesar de tantos benefícios, a gordura não deve estar em excesso na alimentação. Dê preferência à de origem vegetal e, mesmo assim, moderadamente.

Onde encontrar:
- Gordura de origem animal:
Manteiga, creme de leite, banha, gordura aparente de carnes e embutidos, peles de aves e peixes, maionese, ovos.
- Gordura de origem vegetal:
Óleos vegetais (soja, milho, girassol, oliva etc), margarina, gordura de coco, abacate, amendoins, nozes, castanhas, amêndoas, avelãs.

·Alimentos construtores do organismo: proteínas

Estes alimentos são fundamentais para o crescimento e renovação de todas as células do nosso corpo. A deficiência deste nutriente na dieta acarreta problemas como a baixa estatura de crianças e fraqueza geral do organismo, pois as proteínas também defendem o corpo contra infecções e participam da formação de hormônios e enzimas, responsáveis pela digestão correta dos alimentos.

Onde encontrar:
- Proteínas de origem animal:
Carnes, leite e seus derivados, ovos.
- Proteínas de origem vegetal:
Feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja



·Os alimentos reguladores do organismo

Estes alimentos não servem para formar o corpo e nem para fornecer energia. Em compensação, são indispensáveis para manter o bom funcionamento do organismo.

Fibras
Promovem o bom funcionamento do intestino, aumentando os movimentos intestinais e auxiliando na absorção e no metabolismo dos nutrientes. Elas também facilitam a mastigação, ajudam a aumentar a sensação de saciedade e contribuem para a limpeza dos dentes.

- Onde encontrar
Verduras e legumes crus, frutas e cereais integrais.

Vitaminas
Essas substâncias participam do metabolismo e ajudam na absorção e aproveitamento dos nutrientes para o organismo.


-Vitamina A
Protege a visão, a pele e participa na defesa do organismo. Está presente nos legumes e nas frutas amarelas e em verduras verde-escuras.

-Complexo B:

Formado por dez vitaminas, auxilia na geração de energia e tem papel importante no sistema nervoso. Está presente nas verduras de folha, no tomate, na banana, na beterraba, no morango, na laranja, na maçã, no melão, na abóbora e na levedura de cerveja. Uma das vitaminas do complexo B, a B12, também é encontrada em alimentos de origem animal como o fígado, ovos e carnes.

- Vitamina C


Mantém a saúde dos vasos capilares e a estrutura das cartilagens, tendões, peles e ossos; auxilia na cicatrização de feridas e diminui a sensibilidade do organismo às infecções. É encontrada em frutas cítricas, no tomate, no pimentão e no repolho.


- Vitamina D


Essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo, é especialmente importante para a saúde óssea. É encontrada na manteiga e na gema de ovo, e também pode ser obtida pelo sol.


- Vitamina E


Tem ação antioxidante, protegendo as células contra doenças. Pode ser encontradas em hortaliças verdes, sementes, germes de cereais e óleos vegetais.


-Vitamina K


Atua na coagulação sanguínea. Pode ser encontrada em folhas verdes e queijos.

Sais minerais


- Cálcio


Atua no crescimento e na manutenção de ossos e dentes; auxilia a contração muscular e participa na coagulação sanguínea. Está presente no leite e em seus derivados, e também em verduras como o brócolis e o repolho.


- Fósforo


Participa de quase todas as reações químicas que ocorrem nas células e auxilia o processo de crescimento ósseo. Está presente em todos os alimentos de origem vegetal e animal.


- Sódio, cloro e potássio


Mantém o equilíbrio da água e a sua distribuição pelo organismo, além de manter a contração muscular normal. Estão no sal de cozinha, nos alimentos de origem animal e nos alimentos de origem marinha (peixes, frutos do mar e algas).


- Ferro


É fundamental para a oxigenação do organismo. Está presente nas carnes, no feijão, na lentilha e nas hortaliças verde-escuras.

Procure sempre professores formados em educação física e que os mesmo seja registrados no CONFEF- Conselho Federal de Educação Física, só assim você vai ter como brigar por seus direitos.



fonte:profesor roberto de carvalho

___________________________________________________
SEJA GRANDE, SEJA FORTE, SEJA BIGMONSTRO Twisted Evil




cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 31
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum