ELASTICIDADE METABÓLICA - PARTE 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ELASTICIDADE METABÓLICA - PARTE 2

Mensagem  cupertino em Sab Abr 23, 2011 4:56 pm

Elasticidade metabólica é o conceito em que a capacidade do nosso organismo em manter sua condição original após um estímulo dado, ou seja, a capacidade que nosso metabolismo tem em não transformar em adaptação pra sempre um estímulo sofrido. Vamos deixar mais claro:



Não é todo estímulo que vira resultado, seja este negativo ou positivo, ou seja, da mesma forma que uma pessoa que nunca come feijoada, quando comer não vai se tornar obesa porque numa tarde resolveu bater uma fejuca, um sujeito qualquer que não treina direito (ou seja, não treina!), após uma rotina de exercícios bem feita numa tarde, não vai tornar-se um fisiculturista.

Um estímulo repentino causa algumas modificações transitórias funcionais, mas por não ser sustentado ou não ter a intensidade necessária, não produz alterações definitivas. Aliás, esta é a síntese do que se trata o treinamento: oferecer estímulos de amplitude e duração suficientes para que haja adaptação constante...



Falar que uma pessoa está treinando, é dizer, em poucas palavras que ela esta desafiando a sua plasticidade metabólica (por buscar resultados em ritmos cada vez maiores de acordo com o que é desejado) e vencendo a sua elasticidade metabólica (porque este exercício programado está sendo capaz de mudar esta pessoa do ponto de vista anatômico).


O "X" da questão é a definição de treino e a diferença entre treinamento e esforço físico: se você entende a diferença entre um e outro, entende o que é plasticidade metabólica e elasticidade metabólica e suas relações com as pessoas que tem o intuito de ganhar massa muscular e perder gordura.

Quem treina, trabalha o melhor possível dentro de sua plasticidade metabólica, por conseguir que a maioria de seus treinos ou da sua forma de consumir energia e nutrientes constitucionais vençam a sua elasticidade metabólica. Quem se esforça basicamente não está sendo capaz de exercitar-se ou alimentar-se da forma necessária a ponto de que haja uma mudança na sua função ou aparência.

É por isso que uma "fofinha" que faz uma semana de dieta ainda não se torna magra e uma "sarada" com uma semana de descanso da sala de pesos não retorna ao nível frango de ser...

Então vença a sua elasticidade metabólica e use toda a sua plasticidade para alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem... físicos, intelectuais ou metabólicos...
na parte 3...


Robson Maia
Adaptado do texto do Dr. Paulo Muzy



___________________________________________________
SEJA GRANDE, SEJA FORTE, SEJA BIGMONSTRO Twisted Evil




cupertino
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1430
Data de inscrição : 27/03/2011
Idade : 31
Localização : Templo Gym

http://www.bodynet.com.br/bigmonstro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum