Nutrição e Dieta: Perguntas e Respostas

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Nutrição e Dieta: Perguntas e Respostas

Mensagem  cupertino em Sex Abr 22, 2011 8:47 pm

Em quanto tempo uma pessoa que come demais pode ganhar peso?

Depende do consumo calórico. 3500 calorias representam ½ kg de peso corporal. Assim, quem consumir diariamente essa quantidade a mais do que as necessárias para o organismo, ganhará meio quilo extra, com a mesma frequência.

A dieta e o regime alimentar podem provocar transformações permanentes no organismo?

Sim. Mas para chegar a esse ponto é preciso que se tenha alguns conhecimentos sobre as células gordurosas, os “cofres” que o organismo fabrica para armazenar gordura. Estas células são produzidas de acordo com o hábito de comer em excesso, mas podem ser eliminadas com a alimentação moderada e prática regular de exercícios físicos.

Quanto tempo leva para mudar os nossos hábitos alimentares?

Dê um mês a um ano, principalmente quanto aos doces. Após um ano de abstinências às guloseimas, a vontade de comê-las diminuirá ou, pelo menos, será mais fácil resistir-lhes.

O peixe é mais rico em calorias do que a carne vermelha?

Não. Meio quilo de carne bovina contem 2000 calorias, enquanto que a mesma quantidade de peixe fornece apenas 400 calorias. Isso se dá pelo fato de que a carne vermelha tem mais gordura, sendo que cada grama de gordura tem nove calorias contra apenas quatro das proteínas. Nutricionistas afirmam que o peixe é uma fonte protéica superior à carne, na proporção de 15 gramas a mais, em meio quilo. O peixe também é rico em vitaminas e minerais, principalmente iodo, que é indispensável à saúde.

O que se pode fazer para acabar ou diminuir o desejo pelos doces?

A melhor forma é mascar um picles. O gosto acre é tão forte que acaba com o desejo pelos doces.

Pode-se ficar sem comer para perder peso?

Passar fome para conseguir perder peso é muito perigoso para a saúde. Além disso, a redução do peso será por pouco tempo. Quando voltar a comer, como antes, o excesso de calorias se transformará rapidamente em gordura e você estará novamente no ponto de partida.

Como melhorar a queima de gordura na cintura e quadris?

Bem, primeiramente deve-se seguir uma dieta e fazer exercícios. Mantendo este hábito, a perda de peso será uma consequência. Nunca se perde peso numa só região, mas sim no corpo todo.

Quem se considera gordo de nascença pode emagrecer?

Muitos médicos não consideram a gordura como um fato hereditário. Os especialistas afirmam que as famílias gordas são produto de hábitos errôneos de alimentação e que estes sim são hereditários, não a gordura. Vale lembrar que certas disfunções, como por exemplo, da tireóide, normalmente ocasionam aumento de peso.

Para perder peso é necessário consumir apenas 900 calorias por dia?

Não. O número de calorias varia a cada pessoa, de acordo com a estrutura óssea, massa muscular, o quão ativa é a pessoa, entre outros exemplos. A maioria das pessoas, que não possuem uma necessidade grande de ingestão de calorias, dão-se bem com uma dieta equilibrada de 1500 calorias/dia.

Devemos suprimir algumas refeições para perder peso mais rápido?

Não é aconselhável. Quem pula refeições, tem a consciência de que, geralmente, “belisca” algo, que além de não acabar com a fome, engorda. Procure variar as refeições, incluindo alimentos ricos em proteínas e pobres em gorduras. Uma xícara de iogurte, por exemplo, é um bom substituto, assim como uma barra de cereais ou proteína.

As verduras são necessárias ao organismo?

É impossível fazer uma boa dieta sem verduras. Inclua algumas em sua alimentação diária. O que engorda não é as verduras, mas o modo como elas são preparadas, com excessos de temperos e óleos.

Podem-se eliminar completamente as gorduras da alimentação?

É quase impossível seguir uma dieta isenta de gorduras. Uma dieta bem planejada é aconselhável que incorpore lipídios suficientes para evitar o ressecamento da pele. Mas deve-se observar que as gorduras ingeridas sejam parte integrante dos alimentos.

Qual deve ser a maior refeição?

O ideal é fazer um pequeno-almoço farto, almoçar bem e à noite, ingerir alimentos leves. Esse é um dos métodos mais práticos para reduzir peso. Deve-se saber que este “padrão” de alimentação, tem suas alterações, principalmente, quando se praticam atividades físicas na parte da noite, em que, após o treino, deve-se ingerir uma boa quantidade de carboidratos e uma quantidade significativa de proteínas.

Os suplementos são realmente necessários?

Os suplementos são cada vez mais consumidos por quem pratica musculação, mas, muitas vezes, quem os compra não possui a noção do que está consumindo. A única certeza que têm é que, os suplementos servem para fazer crescer os músculos e, por isso, consomem-nos. Ora, os suplementos são recomendados para complementar as refeições habituais, ou seja, devem ser consumidos quando os alimentos que são ingeridos normalmente na dieta, não fornecem as quantidades suficientes de vitaminas, proteínas e minerais que o organismo necessita diariamente. Quando se consome quantidades suficientes dos nutrientes, não há a menor necessidade de consumir suplementos. Caso ocorra uma ingestão indevida, os resultados serão indesejáveis, isto é, haverá aumento de gorduras.

TABELA: Quando, Como e Quanto tempo leva a perder peso:
QUANTO… COMO… E QUANDO PERDER…
3.5 kg Você está apenas com alguns quilos à mais. Não tente perde-los com muita rapidez. Isso o faria sentir-se tenso e fatigado. Consuma 600 calorias a menos por dia, sendo aliada a uma boa alimentação a prática de exercícios. 22 a 28 dias

7.5 kg A redução de peso será a mais rápida do que no caso cima. O numero de calorias diária é de no máximo 1800. Não se impressione se não perder peso numa das semanas subseqüentes. É normal 5 semanas

11.5 a 12.5 kg Há excesso de liquido em seus tecidos. Necessita diariamente de 1400 calorias. Depois de perder os primeiros 3 kg, passará 5 ou 6 semanas sem diminuir o peso. Daí em diante, deve-se se perde 1 kg por semana. 6 a 7 semanas

14 a 15 kg Apesar da grande quantidade de líquidos em seus tecidos, há muito mais gordura solidificada. Consumindo 1000 calorias diariamente, perderá 3 kg nas primeiras semanas. Conservará o mesmo peso por alguns dias e, após, diminuirá em torno de 1000 por semana. 70% das calorias ingeridas devem ser proteínas. 8 semanas

17.5 kg Beba apenas 5 copos de líquido diariamente e consuma 900 calorias. Haverá uma perda inicial de 3.5 kg, e após um período, uma redução de 1.4 kg por semana. 12 semanas

20 kg Sua situação é semelhante a de cima, sendo que a ingestão de caloria deverá ser menor, algo em torno de 800-850 calorias. E apenas 4 copos de líquido por dia 15 semanas

25 kg Faça desjejum com 2 ovos cozidos e uma xícara de café, sem açúcar, é claro. No almoço, uma salada de verduras e legumes. Ao jantar, coma galinha ou peixe grelhado com uma pequena quantidade de salada de legumes e hortaliças, com pouco tempero. 650-700 calorias diárias. 18 semanas

Mais de 25 kg Com mais de 25 Kg, em excesso de peso, siga a mesma dieta indicada a cima. Se for consumida uma quantidade abaixo de 700 calorias, prejudicará sua saúde. 21 semanas

fonte: treinoorg




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