O Mito Do Mebolismo: Por Que Seu Metabolismo Não Afeta Seu Peso

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O Mito Do Mebolismo: Por Que Seu Metabolismo Não Afeta Seu Peso

Mensagem  Heraldo Costa em Ter Jan 29, 2013 11:23 pm

O Mito Do Mebolismo: Por Que Seu Metabolismo Não Afeta Seu Peso


Descubra como o metabolismo afeta o peso, a verdade sobre metabolismo lento e como queimar mais calorias
Você provavelmente já ouviu muita gente culpar o metabolismo lento pelo ganho de peso (ou até mesmo você acredite que essa seja a razão do seu peso extra, ou de sua dificuldade para emagrecer). Mas isso é realmente verdade? O metabolismo é o culpado pelas gordurinhas a mais ou pela dificuldade em vencer a balança? E se sim, seria possível acelerar o metabolismo para queimar mais calorias?
O que você possivelmente não sabe é que apesar de ser verdade que o metabolismo está ligado ao peso, contrário ao conhecimento popular, um metabolismo lento é raramente a causa do ganho de peso (ou mesmo da dificuldade para emagrecer). Surpresa?! Continue lendo!
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Apesar do metabolismo influenciar as necessidades e funções básicas em seu corpo, é o consumo de alimentos e bebidas, associado com as atividades físicas que você realiza ao longo do tempo que determinam quanto você pesa. Tudo isso é ainda fortemente influenciado pela genética e pelos hormônios, acima de tudo.
O que é metabolismo?
Metabolismo é o processo pela qual seu corpo converte o que você come e bebe em energia. Durante esse complexo processo bioquímico, as calorias dos alimentos e bebidas são combinadas com oxigênio para que a energia que seu corpo precisa para funcionar seja liberada. Mesmo quando você está em repouso, como agora, sentado lendo esse artigo, seu corpo ainda precisa de energia para todas as atividades que o mantém vivo (respiração, circulação, atividade cerebral, digestão de alimentos, etc.)
A quantidade de calorias que seu corpo utiliza para realizar essas atividades básicas é chamada de taxa de metabolismo basal. Diversos fatores influenciam essa taxa como:
- Peso e composição: Pessoas que pesam mais têm um metabolismo mais rápido, pois precisam queimar mais calorias para obter energia e manter seu corpo vivo – isso, de acordo com o mito de que é o metabolismo lento o culpado pelo ganho de peso é uma contradição, não?! A realidade é que quanto mais gorda a pessoa, mais calorias ela queima. A composição corporal também têm um papel importante, já que músculos precisam de mais energia para sobreviver, logo, uma pessoa com uma massa muscular maior, queimará mais calorias naturalmente, mesmo em repouso.
- Seu sexo: Homens geralmente têm menos gordura corporal, são maiores e possuem mais músculos, logo, queimam mais calorias em repouso para sustentarem seus corpos. Mulheres possuem menos músculos e mais gordura, além de serem menores, precisando de menos calorias para sobreviver.
- Sua idade: Com o passar do tempo, perdemos tônus muscular e precisamos de cada vez menos calorias para sobreviver. Esse é um dos motivos do ganho de peso com a idade. Se precisamos de menos calorias, mas continuamos a consumir a mesma quantidade, a tendência é o ganho de peso.
As necessidades energéticas de seu corpo se mantêm consistentes por toda a sua vida, se alterando somente com a idade. Sua taxa de metabolismo basal conta aproximadamente 60 a 75% das calorias que você queima diariamente. Não há muito o que você possa fazer para acelerar essa taxa. Ao contrário do que diz também outro mito, aumentar a massa muscular não fará com que você queime muito mais calorias. A diferença geralmente é pouca e quase que insignificante, especialmente em mulheres. Homens podem se beneficiar um pouco mais dessa estratégia pois conseguem construir mais músculos volumosos e com mais rapidez.
Adicionalmente à taxa de metabolismo basal, dois outros fatores determinam quantas calorias seu corpo queima diariamente:
- Processamento de alimentos (termogênese): Digestão, absorção, transporte e estocagem dos elementos resultantes dos alimentos que você ingere é um atividade que também consome calorias. Esse processo soma mais ou menos 10% do seu consumo calórico diário.
- Atividades físicas: Qualquer atividade física obviamente consome calorias. É nesse item que você possui o maior poder de influência para aumentar o gasto calórico diário.
Metabolismo e peso
Pode ser tentador culpar seu metabolismo por seu ganho de peso ou dificuldade em perdê-lo, principalmente porque as justificativas parecem ter tanta lógica! Contudo, o fato é que por ser um processo natural e necessário para sobrevivência do corpo, seu metabolismo se ajustará às suas necessidades.
Ao contrário do que se acredita popularmente, o que se torna lento e que, sim, afeta o ganho de peso não é o metabolismo em si, mas a forma como o corpo processa os alimentos. A energia utilizada pelo corpo para essa atividade é sempre a mesma em cada pessoa. Contudo, a eficácia do corpo em processar os alimentos varia de acordo com os próprios alimentos ingeridos e a forma como a pessoa se alimenta. Isso não tem nada a ver com metabolismo!
Podemos enumerar aqui os principais fatores que influenciam o ganho de peso e consequente dificuldade para emagrecer em ordem de importância:
1º Genética:
Seu poder de influência: ZERO!
Se você tem tendência para ganhar peso você tem que entender de uma vez por todas que jamais vai poder comer o que quer, ou perder peso e jamais ganhar de novo. A genética já definiu como seu corpo funciona antes mesmo de você nascer. Você só tem uma opção: comprometer-se para o resto da vida com uma reeducação alimentar e exercícios físicos regulares. A outra opção é jogar a toalha e viver com excesso de peso para o resto da vida.
2º Hormônios:
Seu poder de influência: Médio.
Estrogênio, o hormônio feminino, é o resposável pelo excesso de peso, tanto em homens quanto em mulheres. A tendência para produzir estrogênio em excesso pode ser determinada geneticamente ou pode ser resultado de mudanças no estilo de vida como uso de pílula anticoncepcional. É possível influenciar os hormônios através da alimentação, exercícios físicos e suplementos ou trocando o método anticoncepcional para um método que não afete os hormônios, se for o caso. As suas “tendências” hormonais são definidas pela genética, então o nível de influência existe, mas é limitado.
3º Eficiencia do corpo em processar alimentos e utilizar a energia resultante:
Seu poder de influência: grande.
Se você ingere alimentos que tornam seu corpo menos eficiente como açúcar, carboidratos refinados e refrigerantes, seu corpo funcioná muito mal e de forma lenta, causando tanto ganho de peso quanto outros problemas como acne, fadiga, cabelos fracos, candidíase, colesterol e triglicerídeos alto, baixa imunidade, entre outros.
A reeducação alimentar pode ter um benefício além da simples redução de calorias, mas também a própria eficiência do corpo.
Alimentos com fibras como feijão, vegetais, frutas, arroz integral e pão integral, estão entre os mais positivos que você pode inserir em sua dieta. Além de auxiliarem na eficiência do corpo, eles lhe deixaram com aquela sensação de saciez com mais rapidez e você não sentirá tanta fome, passando a comer menos.
É importante também consumir, entre alimentos e suplementos, os minerais e vitaminas que seu corpo precisa para um bom funcionamento. É muito importante saber que o açúcar impede que as células absorvam vitamina C, uma das mais importantes vitaminas que seu corpo precisa. O consumo de açúcar, portanto, não é só negativo com relação à quantidade de calorias que esse alimento carrega, mas também com relação ao próprio funcionamento saudável do seu corpo.
A ingestão de proteínas, presentes nas carnes de todos os tipos de animais, vegetais de cor verde escura e feijões também ajuda a atingir o ponto de saciez com mais rapidez, evitando a gula, além contribuírem com a saúde muscular.
Exercícios físicos também contribuem com a aceleração e eficiência dos processos em seu corpo de diversas formas. Atividades aeróbicas, também chamadas de cardiovasculares como caminhada, corrida, natação, esportes, bicicleta, elíptica ou qualquer atividade que faça com que seus batimentos cardíacos acelerem por um período consiedrável de tempo além de queimarem calorias, melhoram a circulação, fortalecem o sistema respiratório, estimulam o sistema endócrino e ainda produzem hormônios que são responsáveis por sensações positivas, melhorando a disposição e o bem estar.
Atividades de desenvolvimento muscular estimulam uma maior queima calórica por até 36 horas após o exercício, o que alavanca a queima de gordura. A própria construção (ou manutenção) da massa muscular possui inúmeros benefícios, como suporte da estrutura muscular, maior força física e é claro, o aspecto visual de um corpo firme e bem esculpido. Em mulheres, a musculação não afeta de forma visível a queima de calorias, pois apesar dos músculos queimarem sim mais calorias do que gordura, é preciso uma quantidade muito grande de músculos para obter qualquer benefício visível nesse sentido. Homens, então, acabam se beneficiando mais da musculação no que diz respeito à queima de calorias. Mulheres, no entanto, se beneficiam da musculação de duas formas importantíssimas: combate à flacidez, o que deixa o corpo durinho e bem torneado e o combate à osteosporose. Quando mais forte a estrutura muscular, mais bem protegidos ficam os ossos.
Ao tornar seu corpo mais rápido e eficiente ( e veja bem, estamos falando do corpo em si, não do metabolismo!), você poderá comer mais e mesmo assim não ganhar peso.
Se após um processo de reeducação alimentar, principalmente se você estiver praticando exercícios físicos, você continuar com dificuldade para perder peso, a culpa pode estar em seus hormônios. Uma consulta com um endocrinologista pode ajudá-lo a compreender melhor esse assunto e testar seus níveis hormonais. No próximo artigo falaremos mais sobre esse assunto.

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