O que é ômega-3 e quais os seus benefícios.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é ômega-3 e quais os seus benefícios.

Mensagem  gacaxambu em Dom Ago 26, 2012 12:03 pm


O ômega 3 é um tipo de gordura muito benéfica para o coração, cujos benefícios vem sendo pesquisados desde a década de 70, e hoje já são fatos confirmados. Ômega 3 é um tipo de gordura encontrada em peixes marinhos (salmão, arenque, bacalhau, etc.), e em menores concentrações na soja, castanha e óleo de canola. Essa gordura não é produzida pelo organismo humano portanto, deve ser fornecida através da alimentação. O consumo freqüente de alimentos ricos em ômega 3 reduzem os níveis de colesterol e triglicerídios no sangue, e também a pressão arterial. Além disso, o ômega 3 possui efeito anti-inflamatório.

Como as maiores concentrações de ômega 3 estão nos peixes marinhos, e nem sempre é possível tê-los à mesa, a indústria alimentícia está colocando no mercado produtos enriquecidos com o ômega 3, como leite longa vida, leite em pó e ovos. A tecnologia empregada para o enriquecimento do leite é adição do óleo de peixe no produto e, no caso dos ovos, o óleo de peixe é adicionado à ração que alimenta as galinhas.

Os Ácidos Graxos Ômega 3 são lipídios essenciais, que não estão presente no organismo e, por isso faz-se necessário seu consumo por outras fontes, seja de alimentação ou suplementação. As principais fontes de ômega 3 são os peixes: sardinha, cavala, atum, truta, salmão e bacalhau.Também é possível encontrar Ômega 3 nas sementes de linhaça, nozes, castanhas.

O ômega 3 também faz um papel importante ao combate da alergias e inflamações, redução da pressão arterial, diabetes , derrame, asma, alguns tipos de câncer. Alguns estudos atuais ainda mostram o ômega 3 como um ótimo agente ao sistema nervoso. Deve-se evitar fritar os peixes, eles devem ser consumidos grelhados, assados ou cozidos de preferência, para que seus nutrientes sejam mantidos o mais intacto possível. É preciso também ficar atendo a dosagens exageradas de ômega 3. Mesmo que os estudos comprovem seus benefícios, ainda não se sabe o que pode acontecer com uma pessoa que faça o uso em altas doses.

Uma das dicas para quem busca a hipertrofia muscular é ingerir gordura. Um dos erros mais comuns entre as pessoas e atletas é não ingerir gorduras, achando que vão engordar. A gordura tem forte ligação aos níveis de testosterona.
Então gorduras não engordam? Não é bem assim, estamos nos referindo a bons níveis de gorduras, tais quanto suas respectivas quantidades. Como citado, as gorduras têm ligação forte ao nível de testosterona, que é um dos principais hormônios responsáveis pelo ganho de massa muscular e queima de gordura pelo aumento de massa muscular. Além disso, a gordura participa de processos oxidativos das moléculas de gordura corpórea.

Assim como os MTC’s, por exemplo, o ômega 3, pertencente ao grupo dos EFAs pode ajudar no balanço energético da dieta também.

Porém, tudo que é demais faz mal. E o ômega 3 é um óleo com alto poder de oxidação, ou seja, pode contribuir na formação de substâncias prejudiciais ao organismo. Portanto, seu consumo deve ser associado à vitamina E, que tem função anti-oxidante, e é encontrada nos óleos de milho, de girassol, no espinafre, e em cereais integrais. O consumo de ômega 3 e vitamina E, em quantidades devidamente balanceadas, está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares.

Fonte: Maromba Pura

gacaxambu
INICIANTE
INICIANTE

Mensagens : 49
Data de inscrição : 16/07/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum