Gordura subcutânea e visceral-vc sabe a diferença?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gordura subcutânea e visceral-vc sabe a diferença?

Mensagem  Heraldo Costa em Seg Ago 20, 2012 10:06 am



O corpo acumula gordura em muitas áreas do corpo. Sabe-se que o excesso de gordura pode aumentar o risco de desenvolver certas doenças. No entanto, é também bastante claro que o local onde se acumulam essas gorduras desempenha um papel importante na saúde.
A gordura subcutânea é encontrada perto da superfície da pele. Esta gordura é relativamente fácil de remover e traz menos problemas de saúde potenciais em comparação a outros tipos de gordura, como a gordura visceral.
A gordura visceral é a gordura que envolve os órgãos internos do corpo. Este tipo de gordura é mais difícil de eliminar e desempenha um papel importante em certos tipos de doenças crônicas.
Pessoas com altos níveis de gordura visceral são muitas vezes aquelas que consomem uma dieta pobre em vitaminas e:
- São obesos
- Sedentários
- Fumantes
- Ingerem álcool
- Têm elevados níveis de estresse
- Possui uma dieta rica em gordura, especialmente gordura saturada.
São muitas as técnicas que a gordura visceral pode ser avaliada. Os métodos mais utilizados incluem a circunferência da cintura, a relação cintura-quadril, a impedância bioelétrica entre outros.
A circunferência da cintura e relação cintura-quadril é a maneira simples e barata de medir a gordura visceral. Apesar de não ser um dos métodos mais precisos, como a bioimpedância, é uma maneira prática de se medir a gordura.
Embora não se saiba o mecanismo exato de como a gordura visceral causa problemas de saúde, a teoria mais aceita é que ela libera um excesso de ácidos graxos livres, resultando em resistência à insulina no fígado. Esta resistência à insulina é o gatilho para outros problemas de saúde incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. O fígado também libera um colesterol extra na corrente sanguínea, que se acumula nas paredes e desenvolve placas de gordura, em última análise, o bloqueio das artérias, que é o começo de muitos problemas de saúde.
A gordura visceral é mais difícil de perder do que a gordura subcutânea porque ela envolve os órgãos internos e utiliza esta gordura como reserva de energia. Contudo, é possível remover a gordura ajustando a nossa alimentação, reduzindo o teor de gordura, diminuindo as calorias consumidas e praticando exercícios regulares.

___________________________________________________
CALCULE O SEU PERCENTUAL DE GORDURA, SEU IMC, SUA CIRCUFERENCIA NA CINTURA E CALCULE AS CALORIAS DOS SEUS ALIMENTOS, ENTRE OUTRAS COISAS MAIS AQUI:
http://bigmonstro.big-forum.net/t220-calcule-o-seu-imc-e-use-a-calculadoras-de-calorias-para-saber-quantas-calorias-vc-esta-consumindo-no-dia?highlight=calcule
CALCULE A SUA TBM(TAXA METABÓLICA BASAL) AQUI:
http://bigmonstro.big-forum.net/t503-calculando-as-calorias-gastas-diariamente-tm
calculadora de potencial genético maximo muscular e dalculadora de número de repetições maximas
http://bigmonstro.big-forum.net/t1179-calculadora-de-potencial-genetico-maximo-muscular#4057
Equipe Big Monstro...aqui, vc pode confiar!!! Laughing
CURTA A NOSSA PAGE
http://bigmonstro.big-forum.net/forum

Heraldo Costa
MODERADOR MASTER
MODERADOR MASTER

Mensagens : 1282
Data de inscrição : 11/04/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum