O Efeito da Creatina com Relação à Força Muscular e Antioxidante

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O Efeito da Creatina com Relação à Força Muscular e Antioxidante

Mensagem  gacaxambu em Qui Jul 19, 2012 10:23 am


A creatina é um suplemento alimentar muito utilizado pelos atletas e praticantes de academias de todo o país. Os fabricantes anunciam através do suplemento, um grande ganho de força seguida de uma hipertrofia muscular completamente superior. Porém algo muito válido e pesquisado pelas pessoas que tomam esse suplemento é a verdadeira função da creatina, como tomar e se vale a pena fazer uso do mesmo.

Podemos dizer que a creatina não é um suplemento prejudicial, caso seja utilizado por pessoas saudáveis e de maneira correta, o que ocorre é que na maioria das vezes, em busca de um belo corpo, as pessoas fazem uso de má fé deste suplemento, muitas das vezes dobrando ou até mesmo triplicando a dosagem recomendada.

Vale ressaltar que a creatina pode possuir efeitos antioxidantes totalmente benéficos à saúde.

Creatina VS Explosão Muscular:

O suplemento promete um enorme ganho de força, entretanto, podemos explicar esse aumento considerável de força.

“Existem indícios, no entanto, que mesmo na ausência de treinamento de força, a suplementação de creatina poderia ter um efeito benéfico na força muscular, mediado por diversos mecanismos, tais como: I) aumento dos conteúdos intramusculares de fosforilcreatina; II) aumento da velocidade de regeneração de fosforilcreatina durante o exercício; III) melhora na atividade da via glicolítica pelo tamponamento de íons H+; IV) diminuição do tempo de relaxamento no processo contração-relaxamento da musculatura esquelética, em decorrência da melhora na atividade da bomba sarcoendoplasmática de cálcio; e V) aumento da concentração de glicogênio muscular. Comparados aos demais, os dois primeiros fatores são aqueles que, teoricamente, mais explicariam a melhora aguda de desempenho.” (Bruno Gualano, et al: 2010).

Porém ainda não possuímos nada muito concreto a respeito deste grandioso suplemento, são apenas “indícios” comprovados e não resultados comprovados sobre sua eficácia. Sabe-se também que a creatina possui um efeito bem diferenciado de uma pessoa para outra, por via da individualidade biológica. (Bruno Gualano, et al: 2010).

Outra coisa importante que deve ser ressaltado, a creatina não proporcionar força sozinha, deve ser combinada com um treino de força, para melhores resultados. (Bruno Gualano, et al: 2010).

Foi observado também que a creatina aumenta a força isométrica máxima de mulheres fisicamente ativas. (Rômulo José Dantas, et al: 2010).

Em pesquisas relatadas com ratos, a creatina serviu como uma forte aliada no treinamento dos mesmos. Aumentou consideravelmente os níveis de força proporcionando uma hipertrofia muscular maior. (Tácito Pessoa de Souza, et al: 2007).

Creatina como Antioxidante:

Como sabemos, os antioxidantes são substâncias muito importantes para o bom funcionamento de todo nosso organismo eles auxiliam em diversas funções, principalmente na eliminação de radicais livres que são um dos grandes responsáveis por surgimento de cânceres. Podemos citar a Creatina como um antioxidante:

“Estudos realizados com suplementação de creatina previamente ao exercício intenso resultaram em queda, tanto na produção de amônia como na de hipoxantina. Portanto, é possível que o aumento nos estoques intracelulares de creatina pelo treinamento físico, ou seu consumo adicional previamente à realização do exercício intenso, possa servir como antioxidante indireto. Ou seja, a menor produção de hipoxantina em decorrência de tal procedimento, assim como devido à redução paralela de seu catabolismo em xantina e urato, poderia resultar em menor produção de espécies reativas de oxigênio na fibra muscular durante o exercício físico.” (Tácito Pessoa de Souza, et al: 2008).

Foi possível observar com estudos que a creatina pode ajudar na degradação de purinas, por exemplo, que é a grande responsável pelo aumento do ácido úrico no sangue. (Tácito Pessoa de Souza, et al: 2008). Está ai um bom exemplo do efeito antioxidante da creatina.

Conclusão:

Após diversos estudos realizados, ainda não foi definido com certeza absoluta os efeitos da creatina, porém sabe-se que até agora não foi encontrado nenhum malefício desde seja utilizada de maneira correta.

A creatina além de ajudar na força, aparenta ser um ótimo antioxidante que irá te ajudar na liberação de diversos males em seu organismo.

Escrito por Bruno Azevedo da silva

Fonte: Guia da Musculação

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